Educação Popular
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Descrição do curso

A contextualização dos conceitos de educação, classe e popular. Ampliação do campo conceitual de educação popular no Brasil, compreendendo historicamente algumas práticas dessa modalidade. A reflexão crítica sobre o papel que a educação pode ter junto aos setores populares. A importância da organização coletiva nos movimentos sociais. O papel ampliado da educação como prática social de manutenção e/ou transformação do “status quo”. O saber que surge e circula, saberes de um povo.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar o conceito, o histórico e o contexto da educação popular.
  • Identificar o surgimento do saber e as organizações da educação popular.
  • Interpretar a terminologia popular.
  • Explicar o processo de educação popular nos dias de hoje.

  • UNIDADE II
  • Explicar as diferenças e o ponto em comum dos saberes popular e o científico.
  • Identificar os aspectos do perfil do(a) educador(a): as competências, habilidades, atitudes e virtudes.
  • Diferenciar as metodologias na educação popular.
  • Interpretar o conceito de comunidade e a abordagem de comunidade em redes. .

  • UNIDADE III
  • Explicar o conceito de projetos populares multidisciplinares.
  • Reconhecer os princípios da liberdade, justiça, igualdade e felicidade no trabalho do(a) educador(a) popular.
  • Explicar a avaliação de projetos multidisciplinares nos segmentos da educação popular.
  • Reconhecer o método de pesquisa do estudo de caso na educação popular.

  • UNIDADE IV
  • Reconhecer a importância da educação como estratégia para a construção do futuro justo e igualitário aos cidadãos brasileiros.
  • Interpretar o uso da estrutura de redes nas relações da educação popular.
  • Apontar os principais desafios da educação popular na contemporaneidade.
  • Explicar as tendências possíveis da educação popular no cenário político-social brasileiro.