Educação Infantil
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Descrição do curso

Definição de infância. História da educação. Criança como sujeito histórico crítico. Aspectos legais que amparam a criança. Afetividade e infância. Didática na infância. O professor na educação infantil. Aspectos nutricionais e culturais na educação infantil. Educação infantil X família.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a definição da infância no curso do desenvolvimento.
  • Interpretar a história da criança e seus principais marcos.
  • Reconhecer as concepções da infância ao longo da história.
  • Identificar as influências da história da educação para crianças de 0 a 5 anos. .

  • UNIDADE II
  • Interpretar o panorama da posição da criança enquanto sujeito histórico crítico.
  • Explicar como se instituíram as políticas públicas em relação a educação das crianças.
  • Classificar os aspectos legais que amparam à criança.
  • Apontar as legislações que regem a educação infantil.

  • UNIDADE III
  • Interpretar a importância da afetividade na infância.
  • Explicar como a interação social contribui para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.
  • Reconhecer os aspectos didáticos e pedagógicos voltados para infância.
  • Interpretar o processo de avaliação na educação infantil.

  • UNIDADE IV
  • Definir as práticas que os professores de Educação Infantil devem ter em seu cotidiano.
  • Definir a importância de uma alimentação saudável na Educação Infantil e como funcionam as suas políticas públicas.
  • Identificar que a boa interação entre escola e família pode contribuir positivamente no processo de aprendizagem das crianças.
  • Refletir sobre as novas tendências presentes na Educação Infantil.