Educação das Relações Étnico-Raciais
Responsive image

Descrição do curso

Introdução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógica.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Interpretar a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional.
  • Reconhecer o discurso pedagógico da diversidade.
  • Explicar os conceitos básicos da educação étnico-racial.
  • Analisar os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais.

  • UNIDADE II
  • Reconhecer o contato com a realidade de outro: Histórias, culturas e Sociedades Africanas (Literatura, Arte, língua e Cultura Africanas e Afro-brasileiras).
  • Definir o Outro: O Negro na Sociedade Brasileira, as Relações Raciais, Contribuições da Matriz Africana nas Artes Brasileiras e Resistência Negra no Brasil.
  • Interpretar o Contato com a Realidade do Outro: Histórias, culturas e Sociedades Ameríndias e os diversos Povos Indígenas do Brasil: Culturas Indígenas no Brasil. (Literatura, Arte, língua e Cultura Indígenas Brasileiras).
  • Identificar o Outro: Os Povos Indígenas na Sociedade Brasileira, as Relações Raciais, Contribuições dos Povos Indígenas nas Artes Brasileiras e Resistência Indígena no Brasil.

  • UNIDADE III
  • Refletir sobre a Diversidade Cultural e sobre o respeito às diferenças ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
  • Interpretar a Diversidade Cultural Brasileira na Prática Docente.
  • Desenvolver uma Prática Pedagógica que contemple o Outro e suas Semelhanças e Diferenças.
  • Explicar a Necessidade de Repensar o Papel do Educador diante da Diversidade Cultural.

  • UNIDADE IV
  • Reconhecer a Escola como Espaço Privilegiado de Encontro das Diferenças.
  • Desenvolver Metodologia de Ensino em Educação para as Relações Étnico-Raciais.
  • Interpretar sobre uma Educação voltada às Relações Étnico-Raciais.
  • Planejar Currículo e Práxis Pedagógica voltados a Diversidade Cultural e Étnico-racial.