Alfabetização e Letramento
Responsive image

Descrição do curso

O curso de destina a qualquer professor qualquer professor que deseje entender como ocorre as Alfabetização e Letramento pois e dele que ele depende para desenvolver seu trabalho pedagógico. O egresso será capacitado para atuar com o processo de leitura e escrita através de estudo de métodos e abordagens dos processos de alfabetização em crianças e que muitas vezes tem que aplicar pré-adolescentes não vem alfabetizados.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Identificar a definição da infância no curso do desenvolvimento.
  • Interpretar a história da criança e seus principais marcos.
  • Reconhecer as concepções da infância ao longo da história.
  • Contrastar as influências da história da educação para crianças de 0 a 5 anos.

  • UNIDADE II
  • Descrever o conceito sobre a aquisição da linguagem escrita por meios filosóficos e teóricos.
  • Construir conhecimentos específicos através dos processos que permeiam a apropriação da língua escrita.
  • Interpretar como são utilizados os métodos de alfabetização e quais suas principais característica.
  • Reconhecer as estratégias da leitura como parte integrante no processo de formação do indivíduo.

  • UNIDADE III
  • Identificar tópicos importantes acerca das intenções de alfabetizar o indivíduo na sua totalidade.
  • Interpretar os novos pontos de vista no processo de ensino-aprendizagem e na aquisição de leitura e de escrita.
  • Interpretar as concepções empiristas e as sociointeracionistas e compreender os impactos delas no ambiente educacional.
  • Reconhecer as principais estratégias de leitura com as crianças no processo de alfabetização.

  • UNIDADE IV
  • Identificar o funcionamento da linguagem lúdica da criança dentro do seu contexto social.
  • Defender como o uso das tecnologias podem beneficiar o processo de alfabetização e letramento.
  • Prever as principais tendências referentes ao tecnicismo na alfabetização e letramento.
  • Modelar estratégias de leitura para a educação infantil.