Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos
Responsive image

Descrição do curso

Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar os conceitos sobre currículo e sua trajetória histórica.
  • Identificar as características e estruturas que envolvem um currículo de educação infantil.
  • Identificar as características e estruturas que envolvem um currículo de educação básica.
  • Identificar as características e estruturas que envolvem um currículo de educação profissional e ensino superior.

  • UNIDADE II
  • Explicar sobre a fundamentação teórica do currículo.
  • Interpretar diferentes tipos de currículos e sua influência na aprendizagem.
  • Contrastar a influência das políticas públicas na elaboração do currículo escolar.
  • Reconhecer a importância da formação cidadã no currículo escolar.

  • UNIDADE III
  • Analisar as formas de construção de currículos escolares.
  • Interpretar o currículo como forma de ampliar possibilidades de convivência social e profissional.
  • Organizar o itinerário formativo às características locais e ao Projeto Político Pedagógico.
  • Desenvolver as formas de definir cargas horárias curriculares.

  • UNIDADE IV
  • Identificar as diferentes conceitualizações do projeto pedagógico em função do currículo.
  • Interpretar a estruturação de um projeto pedagógico curricular.
  • Explorar possibilidades na construção de um projeto pedagógico curricular.
  • Explicar a nova BNCC e os caminhos que construíram.