Avaliação: Teoria E Prática
Responsive image

Descrição do curso

Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise dos instrumentos e procedimentos da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a base teórico-metodológica do processo de avaliação da aprendizagem escolar, a partir do estudo e reflexão sobre os sujeitos, lugares e formas em que este processo se desenvolve.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Interpretar como se deu, historicamente, o processo de construção de práticas de avaliação da aprendizagem.
  • Distinguir verificação de avaliação da aprendizagem
  • Apontar os diferentes tipos de auditoria e suas aplicações.
  • Identificar os fundamentos epistemológicos que amparam os novos paradigmas da avaliação da aprendizagem.

  • UNIDADE II
  • Analisar as relações entre ensino, aprendizagem e avaliação.
  • Identificar os fundamentos das concepções de fracasso escolar.
  • Identificar os desafios postos para as instituições educativas na construção de uma nova cultura avaliativa, no contexto do projeto político-pedagógico.
  • Desenvolver instrumentos para a verificação da aprendizagem.

  • UNIDADE III
  • Identificar os desafios postos para as instituições educativas na construção de uma nova cultura avaliativa, no contexto do projeto político-pedagógico.
  • Interpretar o papel do projeto político pedagógico no desenvolvimento de práticas avaliativas.
  • Separar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem.
  • Diferenciar critérios de avaliação, formas de registro e de comunicação de resultados.

  • UNIDADE IV
  • Classificar os principais instrumentos de avaliação.
  • Analisar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem.
  • Desenvolver instrumentos de avaliação.
  • Investigar o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem.