Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação
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Descrição do curso

O egresso do curso terá com competências as a aplicabilidade dos conhecimentos da neurociências a educação, conseguindo usar os conhecimentos adquiridos para compreender melhor como se da os processos de ensino e aprendizagem.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Interpretar os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação.
  • Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar.
  • Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares.
  • Explicar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação.

  • UNIDADE II
  • Apontar e discutir as relações entre ciência e epistemologia.
  • Explicar e categorizar epistemologia.
  • Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
  • Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

  • UNIDADE III
  • Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
  • Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
  • Identificar, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
  • Identificar, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.

  • UNIDADE IV
  • Identificar, conceituar e discutir a Teoria da Complexidade, uma consistente base epistemológica atual.
  • Identificar, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas.
  • Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação.
  • Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo.