Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família
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Descrição do curso

O curso tem como objetivo capacitar a equipe multisciplinar a entender as politica publicas de saúde da família como uma pratica que depende de uma ação conjunta que ocorre nas UBSs

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a abordagem entre a atenção primária e a saúde, entendendo todo o aspecto teórico- histórico do desenvolvimento da atenção como conceito para a saúde brasileira.
  • Interpretar a Política Nacional de Atenção Básica na nova configuração organizativa e funcional em diretrizes traçadas e suas implicações para a Atenção Primária a Saúde- (APS).
  • Identificar a trajetória da implantação/implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF).
  • Reconhecer as diretrizes operacionais da ESF, como modelo prioritário de organização e ampliação da AB no Brasil.

  • UNIDADE II
  • Contextualizar a reorganização das práticas de trabalho, possibilidades e desafios no cotidiano da ESF.
  • Aplicar técnicas para reorganização das práticas de trabalho: possibilidades e desafios no cotidiano das equipes de SF.
  • Identificar as Etapas de implantação da ESF: os processos normativos e a territorialização em saúde; Indicadores da ESF no Brasil e em Pernambuco.
  • Interpretar os desafios e possibilidades de consolidação da Estratégia Saúde da Família em grandes centros urbanos.

  • UNIDADE III
  • Explicar como funciona a clínica ampliada na ESF.
  • Reconhecer o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em suas práticas.
  • Identificar o dimensionamento do processo de trabalho no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica., na perspectiva do apoio a inserção da ESF na rede de serviços.
  • Reconhecer o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica., na rede de serviços.

  • UNIDADE IV
  • Explicar como funciona a ampliação e a abrangência do NASF;
  • Identificar o escopo das ações da Atenção Primária;
  • Apontar problemas das equipes, comunidade, pessoas e do território de abrangência apresentando resolutividade nas questões;
  • Avaliar a importância da territorialização no processo de reconhecimento da ESF.