Textos Fundamentais de Ficção em Língua Portuguesa
Responsive image

Descrição do curso

Estudo do fazer literário, classificação e formação do cânone das obras em Língua Portuguesa. Tipos de linguagem literária: denotação e conotação, polissemia e figurativa. Principais gêneros literários: poema, narrativa, discurso indireto e discurso livre. Intertextualidade e metalinguagem na produção literária. Análise do processo de construção da ficção contemporânea. Elaboração cognitiva e intuitiva no processo de produção textual de autores de ficção contemporâneos. Gêneros literários com destaque para a influência da história oficial nas narrativas de ficção. Linhas de interpretação da linguagem literária entre interlocutores: duplo sentido, informação oculta, real e irreal, manipulação do enredo. Intertextualidade do processo de narrativa da história oficial. Leitura e análise de gêneros textuais variados e de produções literárias fundamentais em Língua Portuguesa. Exame das bases para a formação do leitor crítico e o papel do professor no letramento literário.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Entender o processo de leitura, classificação e reconhecimento da qualidade de uma obra literária.
  • Identificar os tipos de linguagem literária (denotação e conotação, polissemia e figurativa).
  • Caracterizar os principais gêneros literários (poema, narrativa, discurso indireto e discurso livre).
  • Comparar as formas de intertextualidade e metalinguagem na produção literária.

  • UNIDADE II
  • Refletir sobre a elaboração cognitiva e intuitiva no processo de produção textual de autores de ficção contemporâneos.
  • Relacionar gêneros literários com destaque para a influência da história oficial nas narrativas de ficção.
  • Apontar linhas de interpretação da linguagem literária entre interlocutores (duplo sentido, informação oculta, real e irreal, manipulação do enredo).
  • Analisar a intertextualidade que caracteriza o processo de narrativa da história oficial por meio da ficção literária.

  • UNIDADE III
  • Analisar os principais personagens, enredos e críticas da obra Dom Casmurro (1899) de Machado de Assis.
  • Analisar os principais personagens, enredos e críticas da obra O Cortiço (1890) de Aluísio Azevedo.
  • Analisar os principais personagens, enredos e críticas da obra Grande sertão: veredas (1956) de Guimarães Rosa.
  • Analisar os principais personagens, enredos e críticas da obra A hora da estrela (1977) de Clarice Lispector.

  • UNIDADE IV
  • Refletir sobre as condições de formação do leitor crítico.
  • Analisar a recepção e a produção do texto literário no ensino de literatura.
  • Identificar as contribuições das produções literárias para o letramento nas situações cotidianas.
  • Reconhecer a relevância do papel do professor no letramento literário.