e SOCIOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL Sociologia e Ética Profissional
Responsive image

Descrição do curso

Panorama do surgimento da sociologia. Conceitos fundamentais da sociologia. A sociologia como ciência. A consolidação da sociologia como campo científico. Perspectiva teórica de Augusto Comte, Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Estrutura social. Organização social. Comunidade e Sociedade. Teorias formativas econômicas capitalistas. Organização do trabalho. A ética e a sociedade. Ética nas empresas e a pós-modernidade. A profissão e a ética.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar os fundamentos do processo de construção da sociologia.
  • Reconhecer os conceitos básicos e fundamentais da sociologia, e também como se deu o seu surgimento no Brasil.
  • Inteirar-se sobre a ética no âmbito da sociologia e as práticas da sociologia moral.
  • Interpretar as formas de produção de conhecimento em sociologia e os referentes métodos de pesquisa.

  • UNIDADE II
  • Interpretar a perspectiva teórica positivista instituída por Augusto Comte e seus reflexos práticos para o crescimento e desenvolvimento moral.
  • Explicar os conceitos básicos e fundamentais sobre a teoria materialista de Karl Marx e suas implicações para o desenvolvimento.
  • Inteirar-se sobre os impactos e a contribuição de Durkheim para a sociologia.
  • Reconhecer os tipos de ação social estabelecidos por Max Weber e as aplicações na prática.

  • UNIDADE III
  • Explicar os fundamentos da estrutura social e suas funções no fenômeno de estratificação na sociedade atual.
  • Reconhecer os modos de organização social e como ocorrem as mudanças sociais.
  • Inteirar-se sobre as dimensões da sociedade em níveis de indivíduo, grupos, comunidades e sociedade.
  • Interpretar as teorias que circundam o capitalismo, suas fases e conceitos fundamentais.

  • UNIDADE IV
  • Explicar os aspectos sobre a ética profissional e a organização do trabalho.
  • Reconhecer os fundamentos da ética e sua interferência na vida em sociedade.
  • Identificar potenciais éticos da conjuntura empresarial e no contexto pós-moderno.
  • Inteirar-se sobre as relações entre a ética e o ambiente de trabalho.