Psicologia do Desenvolvimento
Responsive image

Descrição do curso

Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a importância do histórico da psicologia.
  • Identificar o surgimento da psicologia enquanto ciência.
  • Reconhecer a evolução do objeto de estudo da psicologia.
  • Esquematizar as principais escolas fundadoras da psicologia.

  • UNIDADE II
  • Recordar os marcos históricos da psicologia da educação.
  • Diferenciar as concepções acerca da psicologia da educação.
  • Enunciar as diferentes implicações pedagógicas inerentes às diferentes concepções.
  • Examinar as bases da psicopedagogia e da neuropsicopedagogia.

  • UNIDADE III
  • Diferenciar os fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo humano.
  • Identificar os processos cognitivos que constituem o ser humano.
  • Esclarecer os possíveis transtornos mentais em consonância com a aprendizagem.
  • Descrever distúrbios fisiológicos mais relevantes para o processo de desenvolvimento da aprendizagem.

  • UNIDADE IV
  • Distinguir entre as principais abordagens da psicologia moderna.
  • Discutir o desenvolvimento psíquico da criança.
  • Apontar o desenvolvimento psíquico na adolescência.
  • Investigar o desenvolvimento da aprendizagem na vida adulta.