Psicologia da Aprendizagem
Responsive image

Descrição do curso

A Psicologia como ciência. Psicologia da Educação: evolução histórica, concepções da Psicologia da Educação, objeto de estudo, conteúdos e importância prática. Bases biológicas e sociais do comportamento humano. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações pedagógicas: Behaviorista Radical (Skiner), Humanista (Rogers), Psicanalítica (Freud).

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a origem e história da Psicologia.
  • Explicar sobre o fazer ciência na área da Psicologia.
  • Interpretar sobre quais respostas a Psicologia busca e em quais evidências ela se ampara para conseguir suas respostas.
  • Identificar as escolas psicológicas que deram origem a Psicologia Moderna.

  • UNIDADE II
  • Explicar a história da Psicopedagogia.
  • Interpretar o arcabouço teórico que deu base para esse campo de conhecimento.
  • Explicar a prática psicopedagógica e seus instrumentos.
  • Identificar variadas formas de atuação da psicopedagogia no mercado de trabalho.

  • UNIDADE III
  • Interpretar os impactos dos aspectos biológicos sobre o desenvolvimento humano.
  • Explicar as influências dos aspectos individuais, sociais e histórico-culturais sobre o desenvolvimento humano.
  • Apontar os processos da atividade e identidade na constituição do psiquismo.
  • Identificar os processos da consciência, emoções, pensamento e linguagem na constituição do psiquismo.

  • UNIDADE IV
  • Explicar sobre diferentes teorias de desenvolvimento.
  • Explicar sobre a aplicabilidade dessas teorias na aprendizagem (Humanismo).
  • Reconhecer as Fases da Teoria da Psicanálise.
  • Explicar a Aprendizagem na Adolescência.