Processos Cognitivos e Aprendizagem
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Descrição do curso

Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar o contexto histórico dos processos da linguagem e cognição, e em que período da história se configuram as pesquisas sobre a psicologia cognitiva.
  • Aplicar os conhecimentos sobre a psicologia cognitiva e o processo de aprendizagem, observando as perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento da mente humana.
  • Identificar os problemas de aprendizagem, avaliação e intervenção para estabelecer propostas em um contexto profissional.
  • Identificar os aspectos do pensamento humano que intervêm na dinâmica educacional.

  • UNIDADE II
  • Explicar os conceitos de atenção, percepção e memória.
  • Interpretar algumas teorias sobre o desenvolvimento da emoção nas habilidades adquiridas pelo indivíduo.
  • Identificar as funções executivas, relacionando com as habilidades de resolução de problemas e o processo de desenvolvimento da linguagem.
  • Interpretar o processo de ensino-aprendizagem, seus conceitos e principais características para o conhecimento humano.

  • UNIDADE III
  • Revisar alguns conceitos teóricos da abordagem comportamentalista e cognitiva.
  • Analisar as contribuições da abordagem humanista, empirista e inatista para o processo de aquisição do conhecimento ou processo cognitivo.
  • Relacionar a Teoria da Gestalt à pedagogia.
  • Refletir sobre as teorias de aprendizagem que valorizam o contexto social como base de estudo para os processos cognitivos.

  • UNIDADE IV
  • Explicar os modelos de desenvolvimento psicológico e as teorias relacionadas a aprendizagem.
  • Interpretar a relação entre representação e aprendizagem.
  • Identificar as diversas formas de avaliação no processo ensino-aprendizagem e suas aplicações.
  • Identificar as diferenças em conceito, características e intervenção nas situações de dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem.