Morfologia do Português
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Descrição do curso

Natureza política da educação. Relações entre realidade educacional, Estado, ideologia, legislação e políticas públicas. Concepções de estado: liberal, intervencionista e neoliberal. Políticas educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico- social. Cidadania global, consumo e política educacional. Processo nacional de elaboração de políticas públicas no bojo da mundialização da política e internacionalização da economia. Mudanças das relações entre Educação e Estado: políticas públicas para os diferentes níveis de ensino.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a história do sistema educacional brasileiro, seus avanços e retrocessos.
  • Explicar o conceito do sistema educacional brasileiro e como ele está organizado.
  • Reconhecer os princípios básicos do sistema educacional brasileiro e de outros países que possuem um sistema de educação de sucesso visto mundialmente.
  • Apontar as características gerais do sistema educacional brasileiro e em especial àqueles que são eficazes no Brasil.

  • UNIDADE II
  • Identificar e entender a estrutura do sistema educacional brasileiro e seus órgãos responsáveis.
  • Explicar sobre a declaração, seu histórico, pressupostos e sua importância.
  • Interpretar qual o papel da UNESCO para os direitos humanos.
  • Reconhecer a Constituição Federal da República de 1988 e seus artigos que regem a educação no Brasil.

  • UNIDADE III
  • Explicar quais princípios e fins da política pública da educação nacional segundo a LDB 9394/96.
  • Interpretar os objetivos das Diretrizes da educação e a Base Nacional Comum Curricular.
  • Explicar o Plano Nacional da Educação, seus objetivos e suas diretrizes.
  • Identificar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica, compreender seus objetivos e identificar suas etapas e modalidades.

  • UNIDADE IV
  • Reconhecer os financiamentos da educação escolar.
  • Reconhecer os Programas do FNDE.
  • Explicar a organização da educação profissional em nível médio no Brasil e identificar os financiamentos que mantém esta modalidade.
  • Explicar a organização da educação superior pública no Brasil e identificar os financiamentos que mantém esta modalidade.