Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Responsive image

Descrição do curso

A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração com as demais áreas de conhecimento.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Interpretar os fundamentos epistemológicos, históricos e metodológicos.
  • Explicar sobre o aprender e o ensinar na escola.
  • Analisar os objetivos, conteúdos e orientações didáticas em Língua Portuguesa para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Apontar o processo de avaliação de aprendizagem para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

  • UNIDADE II
  • Analisar o funcionamento da fala e da leitura.
  • Interpretar os fenômenos da variação linguística e da fonologia.
  • Reconhecer as características dos diferentes tipos de leitura.
  • Identificar como funciona a leitura na escola.

  • UNIDADE III
  • Interpretar como funciona a escrita.
  • Explicar a prática da produção textual pelas crianças.
  • Analisar a produção de textos na escola.
  • Reconhecer a interferência da tecnologia no desenvolvimento da escrita.

  • UNIDADE IV
  • Interpretar as conexões da Língua Portuguesa com outras áreas de conhecimento.
  • Analisar o papel dos jogos e brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa.
  • Reconhecer o papel da tecnologia em prol do ensino de Língua Portuguesa.
  • Verificar desafios e tendências do ensino de Língua Portuguesa.