Neuroeducação e Tecnologias Educacionais
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Descrição do curso

Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar o conceito de Tecnologias Educacionais.
  • Analisar as implicações das tecnologias educacionais nos objetivos de ensino e expectativas de aprendizagem.
  • Refletir sobre as condições sócioeconômicas e culturais que implicam no processo de apropriação tecnológica no processo ensino-aprendizagem.
  • Identificar os desafios contemporâneos relacionados à apropriação tecnológica no processo ensino-aprendizagem e sua relação com a neuroeducação.

  • UNIDADE II
  • Identificar as competências esperadas dos professores na interface das tecnologias educacionais.
  • Interpretar a formação docente frente ao uso das tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem.
  • Debater a necessidade da formação docente sob os princípios éticos e democráticos para a apropriação tecnológica.
  • Identificar o potencial das tecnologias educacionais para a formação continuada e para o desenvolvimento profissional docente.

  • UNIDADE III
  • Explicar o que vem a ser a neuroeducação.
  • Interpretar como a neurociência age em benefício da neuroeducação.
  • Identificar como a neuroeducação é aplicada nas escolas.
  • Apontar quais são os estilos de aprendizagem.

  • UNIDADE IV
  • Identificar as contribuições da neuroeducação e quais os distúrbios da mente que ela ajuda.
  • Interpretar como a neuroeducação ajuda os alunos com dislexia, discalculia, gagueira, desordem de atenção e hiperatividade.
  • Interpretar também a ajuda da neuroeducação aos alunos com retardo mental, deficiências da visão e audição, lesão cerebral, dispraxia, doenças mentais como depressão e ansiedade.
  • Explicar como a felicidade ajuda no processo de aprendizagem.