Neurociências e as Práticas Pedagógicas - Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicadas a Neuroeducação
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Descrição do curso

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a história da ludicidade.
  • Identificar os aspectos históricos do lúdico.
  • Identificar a origem dos jogos e brincadeiras.
  • Interpretar o que teóricos pensam sobre jogos e brincadeiras.

  • UNIDADE II
  • Interpretar o significado do lúdico como prática cultural.
  • Apontar como o brincar ocorre em diversas culturas.
  • Reconhecer o lúdico como fonte de compreensão do mundo.
  • Explicar o papel do lúdico na educação.

  • UNIDADE III
  • Identificar a importância do jogo simbólico para a criança.
  • Interpretar as diferenças entre brincar livre e brincar coordenado.
  • Reconhecer o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.
  • Identificar jogos e brincadeiras adequados às faixas etárias.

  • UNIDADE IV
  • Explicar a importância do faz de conta na infância.
  • Apontar como ensinar de forma lúdica.
  • Interpretar o que ocorre no cérebro durante as brincadeiras.
  • Identificar tipos de jogos e brincadeiras lúdicas.