Metodologia do Ensino de História
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Descrição do curso

Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a construção do saber histórico como fundamental para a formação da consciência crítica dos educandos na sociedade multicultural.
  • Aplicar os parâmetros curriculares nacionais no ensino de história.
  • Identificar e discutir os usos destes parâmetros dentro do ensino de História.
  • Executar abordagens interdisciplinares para as categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem.

  • UNIDADE II
  • Apontar que a História também pode ser trabalhada como gênero literário.
  • Refletir sobre as possíveis formas desta abordagem ser usada nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Identificar e solucionar problemas que possam inviabilizar/dificultar estes trabalhos.
  • Executar atividades que busquem estimular as crianças a desenvolverem o gosto pelo estudo a partir do ensino de história.

  • UNIDADE III
  • Explicar como funciona o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
  • Aplicar as técnicas de seleção de materiais e livros didáticos.
  • Identificar e solucionar problemas relacionados a materiais desatualizados ou formalmente incorretos.
  • Executar os procedimentos de adequação e crítica para quando ocorrer a situação acima.

  • UNIDADE IV
  • Interpretar as articulações entre o Ensino Superior e a Educação Básica no processo da formação do professor de História.
  • Identificar as atuações pedagógicas do professor de História.
  • Explicar a importância de aplicar em sala de aula os principais conceitos que orientam a compreensão do processo histórico.
  • Interpretar o processo avaliativo e ser capaz de elaborar avaliações em História.