Metodologia do Ensino de Ciências
Responsive image

Descrição do curso

A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos sobre a natureza e a ciência. Contextualização e tipologia do trabalho de campo como estratégia de ensino de ciências: o planejamento, preparação e desenvolvimento do trabalho. Utilização de diferentes fontes de informação como estratégia e como conteúdo do ensino das ciências naturais na educação infantil.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Identificar como funciona o método científico.
  • Explicar a importância do ensino das ciências frente às questões atuais na educação.
  • Identificar as diferentes concepções do ensino de ciências para as séries iniciais.
  • Analisar o papel do docente frente ao ensino de ciências.

  • UNIDADE II
  • Interpretar como o uso de atividades práticas podem auxiliar no ensino de ciências para crianças.
  • Analisar as diferentes modalidades de atividades práticas para o ensino de ciências para crianças.
  • Apontar diferentes materiais didáticos de ciências naturais para as séries iniciais.
  • Reconhecer propostas oficiais e alternativas para o ensino de ciências.

  • UNIDADE III
  • Identificar como o ensino de ciências naturais está estruturado nas séries iniciais.
  • Analisar materiais didáticos para o ensino de ciências naturais para as séries iniciais.
  • Perceber os requisitos necessários para a produção de materiais didáticos de ciências com crianças.
  • Interpretar a atuação do professor frente a produção de materiais didáticos para o ensino de ciências.

  • UNIDADE IV
  • Explicar como o etnoconhecimento auxilia na percepção sobre ciências.
  • Analisar como o conhecimento tradicional vem sendo trazido nos materiais didáticos.
  • Perceber como é possível produzir conhecimento a partir da reflexão da realidade vivida.
  • Identificar a atuação do professor ao conhecimento tradicional e o ensino de ciências.