Metodologia do Ensino de Geografia
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Descrição do curso

Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de geografia. O saber geográfico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar a constituição da Geografia cientifica e suas diversas concepções.
  • Interpretar as relações entre a Geografia escolar e a ciência geográfica.
  • Identificar o objeto de estudo da Geografia e as categorias espaciais principais.
  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária.

  • UNIDADE II
  • Interpretar o papel da disciplina de Geografia.
  • Identificar a importância da disciplina de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Decodificar e utilizar códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do trabalho didático com conteúdos pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos à Geografia.
  • Explicar as representações e linguagens no ensino de Geografia.

  • UNIDADE III
  • Aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
  • Identificar diferentes estratégias metodológicas envolvendo diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do trabalho didático com conteúdo, pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos à Geografia.
  • Identificar os principais elementos envolvendo o livro didático.
  • Possibilitar a construção e execução de planos de aulas voltados para prática de ensino.

  • UNIDADE IV
  • Explicar as relações entre educação e trabalho, diversidade cultural, cidadania, sustentabilidade, entre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea.
  • Interpretar as representações e linguagens no ensino de Geografia.
  • Construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais.
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.