Gestão Hospitalar e Qualidade do Atendimento
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Descrição do curso

Conceito e controle de qualidade. Qualidade no contexto de saúde. Humanização no atendimento em saúde. Auditoria de qualidade. Ferramentas para avaliar a qualidade. Planejamento estratégico. Sistemas de avaliação de qualidade. Certificação ISO. Gestão de qualidade. Sistema Nacional de Acreditação

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Apontar os pareceres sobre o conceito de qualidade.
  • Explicar os sete princípios para a gestão de qualidade.
  • Identificar as características que definem a qualidade nos hospitais.
  • Reconhecer os objetivos e as diretrizes para a humanização no atendimento em saúde.

  • UNIDADE II
  • Explicar os conceitos e as características dos indicadores.
  • Interpretar a auditoria de qualidade.
  • Apontar o funcionamento da auditoria interna e externa.
  • Analisar as ferramentas utilizadas para avaliar a qualidade.

  • UNIDADE III
  • Explicar os conceitos do Planejamento estratégico.
  • Estudar em detalhes os sistemas de avaliação de qualidade.
  • Identificar as técnicas e ferramentas de avaliação.
  • Analisar a Certificação ISO 9000.

  • UNIDADE IV
  • Diferenciar certificação de acreditação.
  • Reconhecer a história da acreditação e das instituições acreditadoras.
  • Interpretar a gestão de qualidade.
  • Analisar o Sistema Nacional de Acreditação.