Gestão Educacional
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Descrição do curso

A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Identificar as Políticas Educacionais na Gestão Escolar, a partir de seus conceitos, elementos constitutivos, princípios básicos, funções, desafios e paradigmas.
  • Explicar as políticas e organização da educação básica no Brasil: estrutura e funcionamento dos sistemas de ensino da educação básica.
  • Interpretar os fundamentos teóricos e legais da Gestão Democrática.
  • Analisar as instâncias Colegiadas enquanto instrumentos de participação coletiva.

  • UNIDADE II
  • Interpretar os fundamentos teóricos e legais da Gestão Democrática.
  • Explicar os fundamentos e as ferramentas da gestão em ambientes escolares e não escolares que atendam aos desafios da contemporaneidade.
  • Identificar os princípios e diferentes características da gestão democrática.
  • Interpretar como a gestão pode acontecer em espaços escolares e não escolares, com o foco na atuação pedagógica.

  • UNIDADE III
  • Reconhecer a gestão como um processo que integra aspectos políticos, humanos, pedagógicos, culturais, administrativos, financeiros e tecnológicos.
  • Explicar sobre os mecanismos de participação no processo de gestão nas instituições escolares, contribuindo de forma significativa para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto político pedagógico, bem como para outros projetos e programas de interesse educacional, em ambientes escolares ou não escolares.
  • Interpretar os fundamentos teóricos e legais da Gestão Democrática.
  • Analisar a gestão democrática na escola pública.

  • UNIDADE IV
  • Reconhecer os mecanismos de participação no processo de gestão nas instituições escolares.
  • Explicar o que é e como funciona um Projeto Político Pedagógico.
  • Apontar o processo de cidadania que acontece no interior da gestão democrática.
  • Interpretar como é a gestão na educação básica que deve garantir o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica.