Gestão de Custos, Riscos e Perdas - Gcrp
Responsive image

Descrição do curso

A logística e a economia atual. Conceitos inerentes a gestão logística (custos básicos e custos aplicados). Custos de armazenagem e movimentação. Custos de transportes (rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviario, aquaviario, intermodalidade e multimodalidade). Custos de embalagens. Custos de manutenção do estoque (oportunidade, impostos e seguros, estocagem, riscos e custo total). Custos de tecnologia de informação (TI). Escrituração dos Custos tributários. Custos decorrentes de nível de serviço. Custos associados aos processos logísticos (abastecimento, de planta e distribuição). Apuração do custo logístico total (cálculo do custo logístico total e modelo de hierarquia de custo total para competitividade na cadeia de suprimentos). Visibilidade dos custos logísticos. Balanced Scorecard (BSC) e os indicadores de desempenho na logística. Valor econômico agregado (EVA). Custeio baseado em atividades (ABC). Outros métodos de custeio aplicados a logística.

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Explicar os conceitos e definições de logística nas organizações.
  • Interpretar a gestão da cadeia de suprimentos nas empresas.
  • Explicar os custos inerentes as operações logísticas.
  • Explicar os custos de transportes nas operações logística.

  • UNIDADE II
  • Interpretar a importância da gestão de riscos nas empresas.
  • Explicar a gestão de perdas nas organizações.
  • Interpretar a gestão de materiais nas organizações.
  • Explicar como funciona a cadeia de valor.

  • UNIDADE III
  • Interpretar a importância do planejamento para a gestão de custos, riscos e perdas.
  • Reconhecer o gerenciamento de custos associados à Tecnologia de Informação (TI).
  • Interpretar o papel da gestão da informação nas organizações.
  • Interpretar a importância da qualidade no gerenciamento das atividades.

  • UNIDADE IV
  • Identificar os custos de embalagens.
  • Interpretar o gerenciamento e custos do estoque.
  • Explicar o valor econômico agregado (EVA) e o balanced scorecard (BSC).
  • Explicar os indicadores de desempenho logístico e o custeio baseado em atividades (ABC).