Gestão da Qualidade
Responsive image

Descrição do curso

Definição e evolução do conceito de Qualidade. Gestão da Qualidade. A Evolução da Qualidade. Qualidade de Produto. Qualidade de Serviço. O processo da Gestão da Qualidade. Implementando a Qualidade – Ferramentas e Normas. Manutenção/ melhoria de padrões: processo de avaliação de projetos TQC. A Gestão da Qualidade Total (TQM). A natureza humana da Qualidade. Estratégia Empreendedora para a Qualidade Total. 

Conteúdo Programático:

    UNIDADE I
  • Identificar os principais conceitos do termo qualidade.
  • Explicar a história e compreender como a qualidade é tratada pelas organizações atualmente.
  • Explicar os conceitos sobre os métodos MASP, FMEA e FTA.
  • Interpretar os principais conceitos sobre os métodos PDCA e 6 Sigma.

  • UNIDADE II
  • Explicar os principais conceitos sobre instrumentos básicos para Gestão da Qualidade.
  • Interpretar os principais conceitos sobre as ferramentas da qualidade Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de controle e Fluxograma.
  • Interpretar os principais conceitos sobre as ferramentas da qualidade Histograma, Diagrama de Pareto, Folha de Verificação e Gráfico de Dispersão.
  • Interpretar os principais conceitos sobre as ferramentas Gráfico de Gantt, Matriz SETFI e Matriz GUT.

  • UNIDADE III
  • Interpretar os principais conceitos sobre Plano de Ação e Gestão da Qualidade.
  • Interpretar os principais conceitos sobre Normalização.
  • Explicar a estrutura que promove e executa a elaboração de Normas Técnicas no Brasil.
  • Explicar a estrutura que promove e executa a elaboração de Normas Técnicas Internacionais.

  • UNIDADE IV
  • Interpretar os principais conceitos sobre Controle da Qualidade Industrial.
  • Interpretar os principais conceitos sobre Garantia da Qualidade Industrial.
  • Explicar as Normas básicas para Planos de Amostragem e seus guias de utilização.
  • Explicar os Critérios de Excelência e Premiações da Qualidade.